OS EQUÍVOCOS DO GENERAL NUMA EM CONFUNDIR JPK COM A NASSOMA
A UNITA não deixa de ser uma aldeia em que os vizinhos se identificam pelas características corporais e pelo ton de voz na calada da noite. Enquanto politicos que somos, independentemente de sermos fruto da mesma Escola, a Escola da UNITA, cada um é dotado de características específicas quanto a hermenêutica. Podemos, nos debates, defender as mesmas teses ou posições mas no verbo difícilmente usamos as mesmas palavras. Isso faz com que em termos de oratória, enquanto parte da retórica que se ocupa da linguagem verbal, uns convençam melhor nas suas exposições que outros.
Por: Filipe Mendonça
Certamente, o Dr. Professor e Politólogo Estevão José Pedro Kachiungo é uma dessas figuras de uma oratória rara, das palavras cuja musicalidade e eufemismo nos levam para além da compreensão. Diferente de Nassoma, de uma linguagem simples e sobretudo popular. É difícil identificar uma linguagem de dimensão poética e filosófica tal como espelham os discursos do Dr. Zé Pedro. Portanto, esta comparação senhor General, não se ajusta.
Um indivíduo que a vida dele está mais voltada para o campo, lá nas Chinhamas a cultivar a terra, não sei onde tiraria tanto tempo para produzir textos como a Nassoma. Até eu não aguento em termos de disponibilidade a rotação da Nassoma. Pelo que esqueça senhor General. A Nassoma anda convosco, participa dos vossos encontros estratégico e secretos.
NADA TEM HAVER COM O DR. KACHIUNGO.
OBRIGADO