Bengo: 80 pacientes com catarata operados em três dias de campanha
Durante a campanha promovida pelo Hospital Geral do Bengo, “Guilherme Inglês”, em parceria com o Instituto Oftalmológico Nacional de Angola, nos dias 14, 15 e 16 de Setembro, foram rastreadas 399 pessoas, mas apenas 80 foram operadas, porque as demais apresentaram patologias graves que impossibilitam ser submetidas à cirurgia.
Por: Chipimbi Chiena
Os pacientes operados têm as idades compreendidas entre 16 e os 80 anos, sendo 48 do sexo masculino e 32 do sexo feminino, de acordo com os dados da equipa médica fornecidos ao Jornal o País. Segundo a equipa médica, das 399 pessoas rastreadas, muitas não apresentaram critérios para serem submetidas à cirurgia visual de catarata.
A maioria apresentou glaucoma muito avançado, hipertensão ocular e outras patologias. O director do Hospital Geral do Bengo, Geovane Malega, disse que 60% dos pacientes que solicitaram o tratamento da catarata pertencem a província do Bengo, 30% de Luanda e 10% do Zaire e Uige.
A unidade hospitalar do Bengo foi criada para patologias de alta complexidade em determinadas especialidades, com realce para catarata. Para a próxima campanha, têm agenda cirurgia de hérnia, ainda sem data.
A catarata é uma enfermidade que apresenta números crescentes em Angola, segundo o Instituto Oftalmológico Nacional, daí que campanhas massivas têm sido realizadas um pouco por todo o país.
O Instituto Oftalmológico Nacional de Angola, conta actualmente com 27 médicos, entre nacionais e estrangeiros, além dos enfermeiros. Salientar que a diabetes é, entre outras, uma das causas da cegueira mundial.