Huambo: PRS pede demissão do director provincial da educação por incompetência

O pedido de exoneração do director da educação acontece após o político do PRS, ter visita a Comunidade da Chianga, Comuna da Chipipa, município do Huambo, onde terá contactado que a localidade está sem escolas e professores há mais de quatro (4) anos.


Por: Albino Azer

A denúncia é do Secretário Provincial do Partido de Renovação Social (PRS) no Huambo, Soliya Selende Lumumba que nesta quinta-feira, 19, trabalhou na localidade que dista a 26 km da Sede da cidade do Huambo, com propósito de ouvir as dificuldades que aquela população enfrenta.

Da constatação feita, o líder do PRS no Huambo apurou, que a única escola que existe naquele bairro foi construída pela população local, essa escola que, de acordo com os encarregados de educação é também um curral dos cabritos.


“desta forma, estamos a pôr em causa o futuro das crianças que poderiam ser os governantes deste país, mas ao que podemos constatar é que nesta zona que é esquecida pelos dirigentes do Huambo passam o seu tempo a pastar bois”, afirmou.

Selende, antes da partida àquela comunidade, diz ter convidado 24 horas antes um dos membros da Direcção Provincial da Educação para que no final da visita levasse uma nota ao seus dirigentes, convite este que foi negado pelo director da Educação no Huambo, Mário Rodrigues Valentino Yequenha.

No local, o Secretário Provincial encontrou crianças de 15 anos que não sabem ler nem escrever porque a escola comunitária dexou de receber professores há mais de 4 anos.
” Não existe escolas no bairro. Quando nos aproximamos ao anexo que chamam de escola, fomos alertados pela população de que o local estava cheio de pulgas”

No final da sua jornada de trabalho à Chianga, Selende aconselhou o Director da Educação para apresentar uma carta de demissão por, alegadamente, não conhecer o sector que dirige.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *