“Visita de Biden é uma oportunidade para os angolanos se manifestarem contra a má governação de João Lourenço”, diz Tchizé
O presidente norte-americano, Joe Biden, vai deslocar-se a Angola nas próximas semanas, e naquela que será a sua primeira visita a África, anunciou a Agência Reuters em exclusivo.
Por: Albino Azer
Segundo apurou o Primeiro Impacto, os pormenores da viagem de Biden estão ainda a ser ultimados, mas, esta deverá ocorrer nas semanas após a Assembleia Geral das Nações Unidas se reunir, entre 22 e 23 de Setembro, e antes das eleições presidenciais de 5 de novembro, acrescentou uma das fontes.
Entretanto, a antiga Deputada pela Bancada Parlamentar do MPLA, Tchizé dos Santos lançou, através de um áudio que o Primeiro Impacto teve acesso, apela a oposição angolana a aproveitar a manifestar-se contra a má governação do MPLA.
“venho lançar um apelo a todos angolanos insatisfeitos com a governação do PR João Lourenço, que no quadro da visita de Joe Biden a Angola, o povo deve reflectir na musculação que o regime tem levado contra os cidadãos”, sublinhou.
A empresária, Tchizé dos Santos, disse ainda, que a vinda de Joe Biden é soberana oportunidade de os angolanos mostrarem ao mundo, particularmente, aos Estados Unidos da América as violações dos seus direitos.
A também filha do ex-presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, apela ao presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, ao resto da oposição e sociedade civil a sair às ruas durante a presença do presidente americano, Joe Biden, porque no seu entender, naquele momento não haverá “banho de sangue” conforme a UNITA justificou em 2022 aquando das eleições gerais.
A confirmar-se a deslocação do presidente norte-americano, Joe Biden, esta será a primeira visita de um presidente norte-americano a Angola, um dos principais produtores de petróleo do mundo e país rico em recursos minerais e agrícolas.
O último presidente dos Estados Unidos a deslocar-se à África sub-sariana foi Barack Obama, em 2015, acrescentaram fontes próximas do que está a ser planeado e citadas pela Reuters. Obama, contudo, não foi a Angola.
Também a secretária do Tesouro, Janet Yellen, e a vice-presidente Kamala Harris, visitaram África em 2023 e o secretário de Estado, Antony Blinken, este ano, 2023.