O DR SAMAKUVA CONTINUA NA MIRA DO ACJ
Um partido político é uma pessoa coletiva que perseguem o bem comum ou de todos os cidadãos desde que a causa seja bem identificada e defendida na extensão nacional. Neste caso, existem em Angola, com vocação de poder apenas dois partidos, o MPLA e a UNITA, representados todos os centros populacionais, desde as sedes provinciais até as aldeias.
Por: T/Coronel Vatulembua, Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo. 01/10/2024.
Consequentemente, as imagens, pensamentos e exemplos dos seus líderes estarão representados nas mentes das populações e não só. Externamente, os programas desses partidos e exemplos de dedicação dos seus líderes são seguidos de perto pela comunidade internacional para a afirmação de alianças e cooperação, no plano teórico enquanto o partido não chegar ao poder e acordos quando o partido for poder.
Acontece que o Dr. Samakuva, ao longo da sua missão nas estruturas do Partido, na missão externa e ultimamente durante 16 anos como Presidente da UNITA, granjeou respeito, admiração e capacidade de gestão de conflitos internos. Depois da morte do Dr Savimbi, conseguiu gerir todas as sensibilidades no seio do Partido incluindo aqueles indivíduos que traíram o Dr. Savimbi levando-o a morte. Dr Abel Chivukuvuku, General Manuvakola, o grupo do General Gato, além de outros eram todos contra o Dr. Savimbi. Mas, não só se mantiveram na UNITA, no caso do General Gato assim como o General Manuvakola. Abel tentou a sorte num projecto alheio, do MPLA e não deu certo. Até foi expulso, uma determinação humilhante contra quem ofereceu alguma imagem a coligação.
O DR SAMAKUVA continua querido na UNITA e fora dela. O seu substituto não tem sido inteligente. Primeiro desenvolveu campanha suja contra o seu Presidente quando ainda, ACJ, era presidente do Grupo Parlamentar da UNITA nomeado pelo Dr. Samakuva. Que o diga o jornalista Carlos Alberto. Em seguida, mesmo tendo sido protegido pelo silêncio do Dr. Samakuva ao concorrer no XIII Congresso Ordinário do Partido com a dupla ou mesmo com a nacionalidade portuguesa, não poupa meios para assassinar não apenas o caracter mas o percurso histórico do Dr. Samakuva. Semeou uma onda de hostilidade na juventude sobretudo, contra o Dr. Samakuva insultando-o, detratando-o, ameaçando-o de morte, etc etc. Um grupo de coniventes mais velhos ao combate contra o Dr. Samakuva, discute e ensaia até hoje métodos para tornar o Dr. Samakuva um simples cidadão. Depois da tentativa de expulsão que não colheu consenso, estão agora a pôr em marcha o AFASTAMENTO DO COMITÊ PERMANENTE DA COMISSÃO POLÍTICA para o condicionar de uma possível concorrência ao cargo de Presidente do Partido e definitivamente dos órgãos de direção do Partido. Assim quer a direcção do ACJ.
Angolanas e angolanos, todas atitudes que vão contra o Dr. Samakuva atingem negativamente o partido. Muita gente questiona os métodos com que esse partido vai governar o país se nem se quer respeita a figura que conduziu, uniu e fez da UNITA a aposta dos angolanos para a alternância do poder?
Como esse partido irá governar o país se não respeita normas internas ou partidárias que são menos complexas em relação às normas constitucionais?
Como esse partido vai unir o país como propala na sua propaganda se internamente só se valorizam os do Bailundo e Bela Vista-Kachiungo?
Quando é que dirigentes de outras regiões e mesmo do Sul do Huambo terão oportunidades no seio da UNITA?
Hoje todo partido está nas mãos dos homens do Bailundo, Kachiungo incluindo a JURA.
O PRS tem razão de olhar essencialmente para a região leste, embora timidamente se apresente no centro, norte e sul. Mas atenção, isto não é crime. Pelo que fazem, até ficaram ultrapassados pelo PRA JÁ que tem no topo dirigentes de outras províncias.
Um apelo à todos os militantes e simpatizantes da UNITA: estejam vigilantes contra esses actos que descaracterizam e destroem o Partido visando a eliminação política e física do Dr. Samakuva. Saibam todos que a tentativa de apagar o Dr. Savimbi da história e que persegue agora o Dr. Samakuva, não vai pegar. Os angolanos militantes e não militantes estão com o Dr. Samakuva.
CONTRA AS MANOBRAS DO ACJ?
O PARTIDO DEVE SER DEFENDIDO.