GRUPO PARLAMENTAR DA UNITA JORNADAS NAS COMUNIDADES NA PROVÍNCIA DA HUÍLA
O ano Parlamentar abre a 15 de Outubro com discurso sobre o Estado da Nação a ser proferido pelo Presidente da República.
Enquanto isso, os partidos políticos já começam as preparações para dar início ao Terceiro Ano Parlamentar da V Legislatura da Assembleia Nacional.
Por: Redação
Em comunicado de Imprensa datado de 3 de Outubro enviado esta quinta-feira, 3, a redação do Primeiro Impacto o Grupo Parlamentar da UNITA dá conta que decidiu assinalar o facto com a realização de jornadas nas comunidades na província da Huila.
“Decidimos assinalar este facto, a nossa rentrée política, com a realização de Jornadas nas Comunidades,” lê-se no comunicado.
O GPU entende que há um clima de instabilidade no país facto que os move a realizar as jornadas junto do povo da província da Huila.
“Entendemos que há um clima de instabilidade generalizada, que nos aconselha a realizar as Jornadas nas Comunidades, junto do Povo, para sentir o pulsar do Povo e encontrar estratégias para tirar o País da crise geral em que o Regime da situação o envolveu. Os angolanos estão desesperados e profundamente desiludidos com os incumprimentos das promessas eleitorais do Regime.
Para piorar a situação, ao invés de implementar as Autarquias Locais nos 164 municípios do País, o Regime aprovou a Lei da Divisão Política e Administrativa, e aumentar o número de municípios para 326, com o propósito de retardar a realização material das Autarquias Locais”, refere em comunicado.
O Grupo Parlamentar avança ainda que as Leis que o regime tem aprovado no Parlamento não reflectem os interesses do povo angolano. “Está à vista de todos que o objectivo de quem governa não é o Interesse Público nem a construção de uma sociedade livre e democrática, porque as leis que são aprovadas restringem as liberdades democráticas e reduzem o espaço de participação activa da sociedade civil nos assuntos públicos”.
Mais do que nunca, precisamos de valorizar a inclusão, a democracia e a Unidade Nacional para a construção da Angola dos nossos sonhos. Precisamos de dialogar à volta de novos valores e novos objectivos para equacionar a construção de um Novo País. O momento é agora.
O Grupo Parlamentar da UNITA definiu cinco objectivos específicos deste diálogo com os cidadãos:
- Aprofundar o conhecimento da realidade política, social e económica da província da Huíla.
- Dialogar com as autoridades locais do Estado sobre as prioridades da governação.
- Dialogar com as entidades representativas da sociedade civil, incluindo os sindicatos, as organizações não-governamentais, as autoridades tradicionais e as autoridades eclesiásticas.
- Fiscalizar o nível de execução física e financeira dos programas de investimento público em particular dos projectos concretizadores do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
- Partilhar com os munícipes a visão da UNITA (FPU) sobre as prioridades do Estado e as vias para a construção da estabilidade.