AS DESVANTAGENS DA FRENTE UNIDA
A frente unida é a união de todas as forças políticas com o fim de alcançarem um propósito, seja ele para o alcance do poder político, como o exercício do mesmo. Na verdade, Dr. Savimbi, antes da independência defendia a união de todas as forças vivas da nação para a libertação de Angola. Assim, o governo de transição foi uma forma de FRENTE UNIDA, apesar de que não teve pernas para andar, porque Neto queria fazer revolução e tomar conta do poder e correu com a UNITA e a FNLA de Luanda.
BY: DK TULUMBA
Dr. Savimbi, no CECKK, fruto dos desaires anteriores, alertou sobre as vantagens e desvantagens da FRENTE UNIDA acautelou sempre os quadros sobre as desvantagens e vantagens da mesma. Muito mais sobre as desvantagens, visto que o nosso adversário é muito astuto. Soubemos que, ela serve para agigantar os fracos as vezes fortificar os fortes. Infelizmente a UNITA nunca foi feliz nesses convénios com outras forças políticas. Não tivemos coligação mas sim convénio com o PDPANA, PLD e outros em 92 mas na hora H fugiram, no GURN, perdemos 80% dos quadros, na aliança com os POCs em 2008, agigantamos-lhes e constituíram a CASA-CE, nas eleições de 2012.
Tendo em conta a experiência obtida nos casos anteriores, avisamos sobre o perigo que o partido corria com mais uma aventura, visto que, o Dr. Abel Chivukuvuku defendia que era o proponente e criador da FPU. Na reunião de harmonização e estruturação da mesma, foi peremptório em afirmar que, deviam esquecer o passado e pensarmos no que é atual, que é a FPU, aliás, foi o animador da mesma. Associado à muita gente que não queria mais ouvir falar de Jonas Savimbi e preterir Muangai, o terreno ficou fértil. Quando numa organização os activistas fazem lei e os quadros não são ouvidos, o resultado é esse.
Fomos ultrajados até por pessoas próximas, chamaram-nos nomes, passamos a ser talhados como colaboradores do MPLA, com casas, carros e contas recheadas. Não ficamos abalados com tamanhas injúrias e partimos para luta, como fazem os grandes revolucionários e a verdade está aí. Mais uma vez a Revolução queria sacrificou os seus filhos, com expulsões, suspensões e muito mais. A iracibilidade é o julgamento precipitado tomaram conta dos que por conveniência mandavam na UNITA. Veio ao de cima o quanto seus corações só servem para bombear sangue nas veias, e que estariam bem nas FAA ou na Polícia e nunca na política.
Coisa para dizer: “os humilhados serão exaltados”. Deus todo poderoso abençoe e perdoe aqueles que nos ofenderam. Amém!