Ombala Nguenje: Pacientes denunciam maus tratos no atendimento

Os pacientes que acorrem ao hospital da Ombala Nguenje, Aldeia de Palestina, Comuna de Cambuengo, Município do Mungo, Província do Huambo, estão insatisfeitos com o péssimo serviço que a referida unidade sanitária presta aos utentes.


Por: Albino Azer

A denúncia foi feita ao Primeiro Impacto por alguns moradores da Ombala Nguenje, que atende 15 aldeias.
A par da falta de medicamentos, os utentes denunciam, igualmente, que os médicos atendem os pacientes com arrogância e que, de vez em quando, passam receitas-médicas que não correspondem com os sintomas que o paciente explica durante a consulta.

“aqui mesmo não está bom. Eu estou a sentir dor de barriga, mas me passaram a receita de que tenho que comprar Paracetamol”, disse.

Quanto ao trabalho prestado pela equipa médica, os pacientes ouvidos pelo Primeiro Impacto, denunciaram que, esses, aproveitam-se da passividade e humildade das pessoas das aldeias com pouco domínio da língua portuguesa para humilhar, visto que nessa zona do país a população comunica-se em língua nacional Umbundu.
“Não respeitam as mais velhas que têm dificuldades em falar o português. Eles ofendem sem dó”, denunciou.

O soba da região, Isaac Ciwussi, diz ter o domínio da situação e prometeu reunir com a equipa médica para juntos discutirem as questões que preocupam os moradores da zona de que é responsável.

Contactada a direcção da referida unidade hospitalar, alegou, sem gravar entrevista, que está proibida de prestar qualquer informação sem autorização da administração municipal do Mungo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *