A PATRIA – NÃO SE DISCUTE: A PATRIA -DEFENDE-SE
Este é o nosso lema.
E o lema que conduz todo homem e mulher na prossecução do interesse comum.
O que é então a Pátria? A resposta não é simples nem linear.
A Pátria é todo o ambiente que nos rodeia, e que nos une. A nossa Terra e tudo o que nela existe: as matas, os rios, as montanhas, os vales, toda a beleza natural, a riqueza de todo o tipo como: minérios, fauna e flora; a história dos nossos ancestrais com as suas lutas: contra o esclavagismo, contra o colonialismo português e para a independência, as nossas famílias, enfim tudo aquilo que nos torna dignos na nossa Terra. O Patriota é todo o homem que se identifica com tudo isso e mais elementos que não citei.
Por: T/Coronel Vatulembua, Oficial na Reforma a partir das terras Planalticas do Huambo.
É por isso que os que nos antecederam na luta de libertação não hesitaram em oferecer tudo pela dignificação do homem angolano. Os nossos antecessores na luta para a independência foram tão fiéis a Missão Libertadora que, mobilizando os outros deram o exemplo mais valioso. Disse o Dr. Savimbi que… “bem podia ficar na Europa, bem podia ficar na Suiça, mas lá não cabe…os rios da Suiça não cantam a glória das suas terras” …referia-se a sua terra Angola. Quem conheceu o Dr. Savimbi, sabe que foi um líder que para além de Angola não tinha mais nada. Foi um homem raro na história da África contemporânea. Por isso o odiaram e mataram.
Os daqui e os de acolá.
Os de cá e os de lá.
É a história que regista. Um dia julgará os autores. O Dr Savimbi nunca morrerá. Muitos angolanos sem a camisola da UNITA, Partido por ele fundado, conseguem vestir. Choram tanto como nós que lhe seguimos o exemplo e somos poucos.
Ouvi muita gente dizer: o Dr Savimbi é necessário em Angola neste momento para nos salvar.
Os dois maiores partidos estão com problemas não se sabendo quem salvará o povo que sofre.
O Dr. SAVIMBI DEVIA ACORDAR SÓ AGORA PARA NOS DAR SOCORRO.
Ouvimos isso nos mercados, nos táxis, nos autocarros. Outros respondem que ele já deixou tudo para nos salvarmos. Só necessitamos de coragem. Essa coragem que pressupõe uma direção clarividente, que não temos e se quer neste momento.
Entre nós muitos aproveitam-se simplesmente das palavras do Dr. Savimbi, cantam as palavras de ordem mas se transformaram em instrumentos de interesses alheios.
O patriotismo desapareceu. Aquele patriotismo que fez o sargento do Bat. 15 em 1982 sozinho, queimar o BRDM porque não lhe restava mais nada se não a morte depois de ferido e abandonado no terreno que o inimigo ocupara no fim do combate. Haverá hoje homem com aquela coragem de defender o partido em todas as circunstâncias?
O patriotismo desvaneceu. O patriotismo se converteu em oportunismo.
Caras companheiras e companheiros, é aqui onde se situa o desvio do nosso percurso, o percurso iniciado em Muangay no longínquo ano de 1966.
É aqui onde os mais velhos deixaram perder a bússola ao interpretar erradamente os princípios políticos de Muangay por causa do imediatismo.
O velho advertiu sobre os perigos do combate aproximado, a luta política. Disse várias vezes que, terminado o combate armado que tem sido um êxito, nós teremos dificuldades imensas na luta política contra o MPLA por causa dos bens. Sim, o Velho Jonas tem razão. Lutar contra o MPLA não é fácil. Aqui está a prova dos nove.
Divergimos porquê, se o partido é o mesmo, os princípios que nos norteiam são os mesmos, os objetivos são os mesmos?
Afinal porque divergimos e de forma tão grave ao ponto de, aqueles que se situaram ocasionalmente no topo da pirâmide excluírem os outros tornando o partido cada vez mais pequeno em vez de crescer? Em vez de nos tornarmos um Partido de estatura nacional no verdadeiro sentido hoje vemos quadros atrás de pessoas e não do projecto político?. Houve-se dizer em algumas províncias planalticas que há secretários provinciais que também não alinham com o líder do Partido. De entre esses, alguns preferirão, esperamos que tal não aconteça, mas sempre que há fumo há fogo, alinhar com o politico turista, aquele que procura apenas saciar-se usando da beleza da política. Negoceia tudo a seu favor. Em 72 horas, o seu partido foi legalizado e ele nomeado para o Conselho da República. Acham que é mera coincidência? Os almoços funcionaram. Até nem participou da plenária para não aparecer no grupo dos panfletistas. Viram nem? Os seus conterrâneos salvaram-no da morte política e tem hoje o seu partido. Ainda outros políticos de circunstância lhe seguirão o caminho.
É A FALTA DE PATRIOTISMO QUE FAZ OS HOMENS EMIGRAR COMO FLAMINGOS E NUNCA TERÃO DIGNIDADE.
A UNITA PRECISA-SE. NÃO SEJAIS MAIS LIBERALISTAS CONSCIENTES. O ANO QUE VEM, O MV SAMAKUVA NOS TRAGA A UNIDADE DO PARTIDO.
O BAIRRISMO ESTRAGOU O PARTIDO.
CIPUE MUELE (QUE TERMINE MESMO).
O PATRIOTA ACEITA A CORREÇÃO, O SACRIFICIO E SE NECESSÁRIO A MORTE PELA TERRA QUE O VIU NASCER.
ANGOLA PRECISA DE PATRIOTAS.
A PATRIA TEM DE MORRER UM POUCO PARA VIVER ETERNAMENTE LIVRE.