Moçambique: Venâncio Mondlane convoca mais três dias de manifestações

O candidato presidencial Venâncio Mondlane apelou segunda-feira, 11 de Novembro, a um novo período de manifestações nacionais em Moçambique, durante três dias, a partir de quarta-feira, em todas as capitais provinciais, contestando o processo eleitoral.


Por: Redação

Mondlane garantiu que o “objetivo não é tomar o poder à força”, e sim “pressionar as instituições” para “que se reponha a justiça eleitoral” e se abra “uma nova página para Moçambique”, sendo preciso para isso “todo o tipo de sacrifício”, mas apelando a que não haja vandalizações.

“Vamos nos manifestar nas fronteiras, nos portos e nas capitais provinciais. Todas as 11 capitais provinciais. Vamos paralisar todas as actividades para que percebam que o povo está cansado”, apelou Venâncio Mondlane, numa transmissão em directo na sua conta oficial na rede social Facebook.

Sobre a quarta etapa de contestação ao processo das eleições gerais de 09 de Outubro, a qual, afirmou, terá várias fases a anunciar posteriormente.
“Durante três dias vamos nos manifestar. Depois faremos uma pausa”, afirmou.

Sobre o impacto da manifestação nacional de 07 de Novembro em Maputo, que levou a capital moçambicana a um dia de caos, afirmou que nunca foi intenção realizar um golpe de Estado.
“Se quiséssemos fazer um golpe de Estado, teríamos feito”, disse, garantindo: “Nós não vamos desistir, nós não vamos recuar. Já mataram muita gente”.

O Primeiro Impacto sabe que pelo menos cinco pessoas morreram, 38 foram baleadas e 164 detidas em Moçambique em 07 de Novembro, último dia da terceira etapa das manifestações convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *