Candidata ao cargo de Secretária Nacional da AMA assegura formação da mulher em vários domínios

A candidata ao cargo de Primeira Secretária Nacional da Associação da Mulher Angolana (AMA), Organização feminina da Frente Nacional para Libertação de Angola (FNLA), Maria Bulenvu soma e segue com o seu périplo pelo país na caça ao voto, visando o I° Congresso Ordinário da organização.


Por: Albino Azer

Depois de concluir os trabalhos na província do Kuanza Sul, Maria Bulenvu, seguiu viagem, sexta-feira, 15 de Novembro, a província do Kuanza Norte, onde manteve encontro com várias franjas da sociedade, no âmbito da caça ao voto, rumo ao I° Congregação Ordinária de 28 a 30 de Novembro.

No discurso de apresentação do manifesto, nesta sexta-feira, no Kuanza Norte, Maria Bulenvu garantiu que vai trabalhar com todas as mulheres, inclusive aquelas que, nesta corrida, estão apoiar outras candidaturas.

Maria Bulenvu não tem dúvida de que merecerá a confiança dos delegados dado o sucesso disse que tem na sua agenda quatro (4) eixos fundamentais para implementar no seu mandato, caso venha ser eleita Secretaria Geral da AMA.

“Eu tenho 4 eixos que são: reorganizar, restruturar os secretariados municipais e comunais da (AMA), através de enquadramento e recrutamento de novas militantes e tornando-as mais dinâmicas, actuantes através da criação de uma base de dados física e uma plataforma digital bem como a elaboração dos principais instrumentos de gestão política e partidária como ferramenta essencial do trabalho”, sublinhou

Subordinado ao tema “Com o Legado do Passado e a Força do Presidente, AMA Avante na Afirmação da Mulher Angolana” o conclave vai decorrer de 28 a 30 de Novembro de 2024, e vai contar com a participação de 301 delegadas das 18 províncias de Angola.

A candidata ao Cadeirão máximo da agremiação feminina do partido liderado actualmente por Nimi a Simbi, promete ainda Promover o empoderamento económico e social da mulher, através de buscas e partilha de informação de fontes de financiamentos, estratégia para melhorar a competência de negócio das mulheres “não só da AMA”, nas comunidades locais.

No domínio da agricultura, Bulenvu assegura encorajar as mulheres a abrir a agricultura vertical para permitir que todas tenham espaço de a praticar

A par de inclusão de mais mulheres na política, a política afirmou ao Primeiro Impacto que tem, igualmente, outras linhas de força a executar, na possibilidade de sair vitoriosa do I° Congresso Ordinário de 28 a 30 do mês em curso.

“No meu mandato hei-de priorizar a Saúde, Educação, Direito reprodutivo e o combate a violência contra mulheres. Poderei também assegurar a inclusão dos talentos, experiências e energias das mulheres e criar novas políticas de estratégias para qualidade a igualdade de gênero como ferramenta prática”, afirmou.

A militante pondera ainda “massificar as acções da mulher no domínio da Leitura, Cultura, Ética, Moral, Línguas, Recreação (desporto) de forma a harmonizar e manter a coesão interna e o progresso da AMA”

Por seu turno, a primeira Secretária da AMA no Kuanza Norte, pediu a concretização das promessas feitas pela candidata ao cadeirão máximo da organização, pois, segundo afirma, as mulheres, naquela parcela do país enfrentam inúmeras dificuldades.

Realçar que Maria José António Bulenvu nasceu no dia 1 de Outubro de 1969, na província do Bengo é, no entanto, militante do partido dos irmãos desde o seu primeiro ano de vida, segundo avançou ao Primeiro Impacto.

Fez o seu ensino primário e secundário na vidinha Republica Democrática do Congo, RDC.
Actualmente, Maria Bulenvu frequenta o 3° ano do Ensino Superior, na área de Psicologia Criminal.

Em 63 anos de existência do histórico partido político angolano, é a primeira vez que a organização vai a congresso para a eleição da futura liderança.
Sempre foi por indicação da direção do partido.

A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) é um movimento político fundado em 1954.
Foi um dos movimentos nacionalistas angolanos durante a guerra anticolonial de 1961 a 1974, sob a liderança de Holden Roberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *