Sonangol e Petroci assinam acordo para construir base de apoio à indústria petrolífera
A Petroci já tinha admitido, em outubro, estar a considerar a criação de uma parceria com a Sonangol, com o objetivo de desenvolver a sua infraestrutura de petróleo e gás.
Por: Redação
A Sonangol e a Petroci, empresas que atuam no ramo petrolífero, assinaram um memorando de cooperação para a construção de uma base logística de apoio à indústria petrolífera, em Abidjan, uma cidade na Costa do Marfim. Esta base vai contar com a participação da Sonils, subsidiária da Sonangol para o setor logístico.
O memorando de entendimento visa a cooperação na área dos hidrocarbonetos entre as duas empresa (Sonangol de Angola e Petroci da Costa do Marfim) e foi assinado durante a primeira conferência internacional de petróleo, energia e minas da Costa do Marfim, que aconteceu esta quarta-feira, 27 de novembro.
A Petroci já tinha admitido, em outubro, estar a considerar a criação de uma parceria com a Sonangol, com o objetivo de desenvolver a sua infraestrutura de petróleo e gás. Esta partilha aconteceu na conferência Angola Oil & Gas 2024, em Angola, e concretiza-se agora.
A Costa do Marfim tinha-se juntado ao grupo de produtores de hidrocarbonetos africanos já após a produção da primeira fase do projeto Belaine, em agosto de 2023, cerca de dois anos após a descoberta.
A querer focar-se nesta indústria, a Costa do Marfim quer desenvolver a sua indústria do petróleo e gás, garantindo foco em infraestruturas associadas, como é o caso de refinarias, bases logísticas e da distribuição do produto final.