Lourenço e Biden mantêm hoje encontro na Cidade Alta
Os Presidentes João Lourenço e Joe Biden, vão encontrar-se, hoje, no Palácio da Cidade Alta, para, entre outros assuntos, abordar o reforço das relações entre os dois países, que já duram três décadas.
Por: Redação
O encontro entre os dois Presidentes, que marca um dos pontos mais altos da visita de Estado de 72 horas de Joe Biden a Angola, vai acontecer antes da deslocação do Estadista norte-americano ao Museu Nacional da Escravatura, em Luanda, onde fará um discurso aberto à imprensa. Durante o encontro na Cidade Alta, João Lourenço e Joe Biden vão abordar a necessidade de uma colaboração mais reforçada e com prioridades compartilhadas, com ênfase no fortalecimento das parcerias económicas. O destaque recai sobre o Corredor do Lobito, que conta com um forte financiamento dos Estados Unidos.
O fortalecimento da democracia, o engajamento cívico, intensificação das acções sobre a segurança climática e a transição para a energia limpa e melhoria da paz e segurança deverão fazer, igualmente, parte dos temas a serem analisados no encontro.
Um dos objectivos do Presidente João Lourenço, em relação à parceria com os Estados Unidos da América, passa pela atracção de mais investimentos da maior potência mundial a Angola, que não sejam direccionados, apenas, na indústria de petróleo e gás, tal como avançou à entrevista concedida ao The New York Times, mas, também, em várias outras áreas da economia nacional.
No último encontro oficial entre os dois Presidentes, realizado, em Novembro do ano passado, na Sala Oval da Casa Branca, em Washington, João Lourenço referiu que o país está aberto a cooperar com os Estados Unidos da América em todos os domínios da sua economia, assim como nos sectores da Defesa, Segurança, Transportes, Energia, Telecomunicações, Agricultura e em outros domínios que forem de interesse comum.
O Estadista angolano felicitou, na ocasião, o homólogo americano pelo facto de ser o primeiro Chefe de Estado norte-americano a mudar o paradigma da cooperação entre a maior potência mundial e o continente africano.
Destacou que o envolvimento americano no projecto do Corredor do Lobito, nas telecomunicações e nas energias limpas vai ajudar Angola e uma grande parte do continente. “É uma nova página que se abre nas relações entre os Estados Unidos da América e o continente africano, graças a si”, sublinhou, na altura, o Estadista angolano.
Foi naquela ocasião que o Presidente João Lourenço anunciou que convidaria o homólogo Joe Biden a visitar Angola.
Por seu lado, Joe Biden ressaltou que os dois países estão unidos num momento histórico, sublinhando que as relações entre Angola e os Estados Unidos nunca foram tão impactantes.
Disse estar, particularmente, orgulhoso pela parceria em infra-estruturas e em investimento global, com realce para a construção do corredor económico do Lobito. Joe Biden revelou que este projecto conta com o maior investimento dos Estados Unidos em África de todos os tempos e avançou que o mesmo vai gerar vários empregos e conectar mercados para as futuras gerações.
Joe Biden ressaltou que os Estados Unidos estão, totalmente, comprometidos com o futuro de África, no geral, e de Angola, de modo particular. “África é um continente de um bilião de pessoas e de importância crítica para o mundo inteiro e, em África, nenhum país é mais importante do que Angola”, enfatizou o estadista norte-americano, no encontro com o homólogo angolano.
Na ocasião, os dois Presidentes abordaram assuntos ligados à cooperação nos domínios do comércio, investimento, clima e energia e, de modo particular, o desenvolvimento do Corredor do Lobito.