Nove agentes do SIC detidos por violarem normas de condutas e apropriação indevida de dinheiro de um cidadão

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) Geral deteve, sexta-feira, em Luanda, nove agentes, colocados no distrito urbano da Samba, por violação do código de conduta e apropriação indevida de dinheiro, informou, ontem, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da corporação.


Por: Redação

Manuel Halaiwa explicou que a detenção dos agentes foi resultado de uma denúncia feita pela lesada. “A vítima informou que a 6 deste mês, por volta das 23h00, os agentes foram até à sua residência, no bairro Catambor, distrito urbano da Maianga, onde, sem o cumprimento das formalidades exigidas legalmente, a molestaram”.

Face à gravidade dos factos, acrescentou, foram feitas diligências que permitiram comprovar que eram os agentes detidos. “Além de violar as normas e procedimentos da actuação policial, estes apoderaram-se, ilicitamente, da quantia de 1.995.000 kwanzas e 3.100 dólares norte-americanos”, adiantou.

O dinheiro em causa, disse, com base nas investigações, foi repartido entre os nove. Pelo ocorrido, avançou, o SIC-Geral instaurou um processo disciplinar que corre os trâmites legais, além de um outro criminal, já em posse do Ministério Público.

O director do Gabinete de Comunicação Institucional lembrou, ainda, que a conduta dos agentes da corporação deve ser sempre exemplar e com base no profissionalismo, tendo, ainda, em conta, o respeito aos direitos e liberdades dos cidadãos.

“A violação destas regras é passível de sanções severas e até a expulsão. Por isso, apelo aos cidadãos a denunciarem, sempre, os actos lesivos à ordem e tranquilidade públicas”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *