Detido efectivo do SIC acusado de disparar contra dois cidadãos após desavença
O serviço de Investigação Criminal (SIC) procedeu a detenção, neste fim de semana, de um efectivo, afecto ao Departamento Nacional de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, por agressão física, consubstanciado em ter efectuado disparos de arma de fogo, usando uma arma do tipo pistola, em que foram atingidos dois cidadãos nacionais, na região da virilha e do abdómen, respectivamente.
Por: Redação
De acordo com o comunicado do SIC, os cidadãos alvejados foram socorridos para o Hospital Geral de Luanda, aonde encontram-se sob cuidados médicos, desde o dia 3 de Janeiro. Sendo que o SIC apurou tratar-se de vizinhos que envolveram-se numa contenda.
Face a gravidade dos factos, avança o comunicado, o agente recebeu ordem de Detenção e será presente ao Ministério público para trâmites legais subsequentes.
O Serviço de Investigação Criminal, fez saber, por outro lado, que foi ordenada a abertura do competente processo disciplinar para medidas que se impõem.
O SIC apela, no entanto, que a conduta dos seus efectivos deve ser sempre exemplar e actuação profissional, quer esteja em serviço ou na vida particular, respeitando sempre os direitos e liberdades dos cidadãos, garantindo a sua segurança, pois a violação destas regras é passível de sanções severas, que vão até a expulsão.