João Lourenço apela líderes africanos a trabalharem em prol da Paz e da reconciliação do continente
Para saudar o dia da Paz e reconciliação em África (31 de Janeiro), o presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço apelou os líderes africanos a trabalharem em prol da paz face aos conflitos no leste da República Democrática do Congo.
Por: Albino Azer
Na reunião do concelho de Paz e Segurança da União Africana (UA) que decorreu esta sexta-feira, 31 de Janeiro, em formato virtual, João Lourenço exortou os líderes a trabalharem em prol da paz, com maior realce para o leste da Republica Democrática do Congo (RDC), região afectada por conflitos armados protagonizados pelo grupo armado M23.
“Exorto as lideranças cujo envolvimento directo ou indirecto são capazes de fazer diferença a trabalhar em prol da paz e da reconciliação do continente Africano, maior destaque para o leste da RDC, o Sudão e a região do Sahel bem como em outras zona em conflito privilegiando o diálogo como melhor via para resolução das divergências”, apelou.
João Lourenço mostrou-se, igualmente, preocupado com decorrências de conflitos que assolam o continente Berço da humanidade.
“Constato com grandes preocupações que o continente continue a deparar-se com com desafios complexos que condicionam em grande medida o esforço do desenvolvimento e o bem-estar dos povos africanos”, revelou.
Na sua intervenção, João Lourenço afirmou que “a África com a qual sonhamos só poderá se desenvolver com o calar das armas”, afirmou o chefe de Estado Angolano durante reunião do concelho de Paz e Segurança da União Africana (UA) que visou saudar o 31 de Janeiro, dia da Paz e reconciliação em África .