Angola garante campanha de vacinação contra cólera em três província
As províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo vão beneficiar de vacina contra cólera, a partir desta semana. informou neste domingo, 2 de Janeiro, o Ministério da Saúde (MINSA).
Por: Albino Azer
Segundo o ministério da saúde, a vacina tem uma cobertura de imunização de até 60 a 80% depois de ser ministrada à pessoa infectada.
Para Angola, de acordo com a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, foram disponibilizadas cerca de 948 mil e 466 doses de vacina.
A titular da pasta da saúde em Angola fez saber que a vacina a ser ministrada foi pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2015.
“ela será implementada apenas nos dois grandes epicentro do surto da cólera, nas províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo. Para além das populações nestas comunidades afectadas também vamos vacinar os profissionais que trabalham na linha da frente”, disse.
Importa realçar que desde o início do surto da colega, o Ministério da Saúde (MINSA) já contabilizou cerca de 1.584 pessoas infectadas e 59 morreram vítimas da doença em todo território Nacional.