RDC confirma participação nas negociações de paz mediadas por Angola

O Governo da República Democrática do Congo (RDC) confirmou hoje a sua participação nas negociações de paz com o grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23), que deverão arrancar na próxima terça-feira em Angola.


Por: Redação

Tina Salama, porta-voz do Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, disse que a RDC recebeu o convite do mediador, no caso, o Presidente da República João Lourenço para as negociações de paz com o grupo rebelde Movimento 23 de Março (M23).”Recebemos o convite do mediador (o Presidente angolano João Lourenço) e vamos ouvi-lo. Uma delegação congolesa vai viajar para Luanda na terça-feira, por iniciativa dos mediadores”,

Salama confirmou a participação do seu país depois de João Lourenço ter apelado, no sábado, a um cessar-fogo entre as partes, a partir de hoje, para facilitar as negociações.

Através da rede social X, porém, o M23 acusou o Governo congolês de querer “sabotar” o diálogo, alegando que as forças governamentais bombardearam indiscriminadamente “zonas densamente povoadas” e atacaram posições rebeldes nos últimos dias.

O Presidente da República anunciou na passada quarta-feira, 12, o início das negociações directas de paz entre o Governo da RDC e o M23, na terça-feira, na capital angolana.

O M23 que é apoiado pelo Ruanda e por alguns países ocidentais, como os EUA, Alemanha e França, controla as capitais das províncias do Kivu do Norte e do Sul, que fazem fronteira com o Ruanda e são ricas em minerais essenciais para a indústria tecnológica e para o fabrico de telemóveis.

O número de mortos no conflito em Goma e arredores, capital do Kivu do Norte, ultrapassou os 8.500 desde janeiro, de acordo com informações prestadas pelo ministro da Saúde Pública congolês, Samuel Roger Kamba, no final de fevereiro.

Desde 1998 que o leste da RDC está mergulhado num conflito alimentado por milícias rebeldes e pelo Exército, apesar da presença da missão de manutenção da paz da ONU (Monusco).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página