Taxistas preocupado com a subida do preço do gasóleo, mas sublinham que tarifa do táxi não sofre alteração “por enquanto”

O presidente da Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), Francisco Paciente, mostrou-se preocupado, nesta quarta-feira, com a medida do Executivo sobre a subida do preço do litro de gasóleo para 300 kwanzas.


Por: Albino Azer

O preço por litro do gasóleo foi actualizado na última segunda-feira, 24 de Março, para 300 kwanzas (30 cêntimos), uma subida de 50%, sendo o valor atual idêntico ao da gasolina.

Francisco Paciente que falava numa das rádios privadas na cidade capital, Luanda, sublinhou que enquanto taxistas, operadores econômicos que usam carros a gasóleo do que a gasolina, numa percentagem de 70%, estão preocupados, frisando a falta de beneficios na retirada de subvenções .

“Não porque não sabemos que consta da medida do Executivo ir subindo ou ir retirando a subvenção aos combustíveis, mas é preocupante pelo fato de que nós não sentimos os efeitos dessa retirada da subvenção”, frisou.

Além de defender os interesses dos taxistas, o responsável da ANATA admitiu que a Associação reconhece que a questão do combustível afeta diversos setores essenciais, como a camionagem, a indústria, a pesca e a agricultura. Por isso, assegura o responsável, qualquer decisão sobre o reajuste das tarifas deve ser tomada com responsabilidade e visão coletiva, considerando o impacto para toda a população, e não apenas para uma categoria.

“Dessa forma, seguimos atentos e aguardando os próximos desdobramentos.
Portanto, isto é que nos preocupa, e estamos muito insatisfeitos com a medida, mas, ainda assim, conseguimos e temos estado a apelar aos nossos taxistas no sentido de manter a calma e esperarmos numa próxima retirada”, disse.

Francisco Paciente conclui que não haverá alteração ‘imediata’ nas tarifas vigentes, visto que a estrutura atual de custos já contempla a variação dos preços dos combustíveis, tanto para veículos a gasóleo, quanto a gasolina”, finalizou o presidente da ANATA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página