Comandante-Em- Chefe rende homenagem ao general João Luís Neto “Xietu”

O Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, João Lourenço, prestou homenagem ao General de Exército reformado João Luís Neto “Xietu”, falecido recentemente em Luanda, vítima de doença.


Por: Redação

Acompanhado da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado marcou presença no velório do histórico nacionalista, realizado no Quartel General do Exército, onde também decorreu a cerimónia de homenagem.

No local, João Lourenço depositou uma coroa de flores junto à urna do General Xietu, confortou os familiares e deixou palavras de reconhecimento no livro de condolências.

Na mensagem escrita, o Presidente destacou a importância do General Xietu na luta pela independência de Angola, recordando a sua adesão ao MPLA no final da década de 1960 e o seu papel nos preparativos do histórico 4 de Fevereiro, data que marcou o início da Luta Armada de Libertação Nacional.

João Luís Neto “Xietu” foi o primeiro Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e ascendeu ao mais alto posto militar, o de General de Exército, sendo distinguido ao longo da sua carreira com honrarias e medalhas de elevado valor.

“O General Xietu foi um dos mais valorosos nacionalistas e lutadores pela Independência e liberdade do povo angolano. A Pátria perde um dos seus melhores filhos”, escreveu João Lourenço, expressando os seus pêsames à família, amigos e companheiros de armas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página