Angola prevê adaptação às alterações climáticas no plano convenção-quadro da ONU a partir de Setembro

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, que o país vai submeter até Setembro próximo, à Convenção-Quadro das Nações Unidas, o Plano Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, que reflectirá as acções a serem implementadas nos domínios da agricultura e segurança alimentar, recursos hídricos, infra-estruturas resilientes, protecção dos oceanos e saúde pública.
Por: Redação
A informação foi prestada durante a reunião de Líderes sobre o Clima e a Transição Justa, que decorreu esta quarta-feira, em formato virtual, numa iniciativa conjunta do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, e do Presidente do Brasil, Lula da Silva.
O encontro reuniu estadistas como Xi Jin Ping, Presidente da China, Emmanuel Macron, Presidente da França e Samia Suhulu Hassan, Presidente da Tanzânia e da presidente da União Europeia, Ursula Von der Leyen.
Durante a intervenção, os líderes defenderam a necessidade de se assegurar os financiamentos prometidos para lidar com as mudanças climáticas, na ordem dos biliões de dólares americanos.
“A operacionalização do novo objectivo de financiamento na ordem de 1,3 biliões de dólares por ano até 2035 será um verdadeiro teste a credibilidade do sistema internacional. A transição energética só será justa se esse compromisso for honrado e acessível a todos os países em desenvolvimento”, avançou João Lourenço.
Fonte: Presidência da República