Carolina Cerqueira diz que Paz duradoura constrói-se com lideranças inclusivas

A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, durante a 15ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, que é somente com lideranças inclusivas que se pode construir uma paz duradoura e garantir que todos os membros da sociedade sejam ouvidos e representados.


Por: Redação PI

No seu discurso, Carolina Cerqueira considerou que o Fórum Parlamentar não é, apenas, um espaço de diálogo entre representantes eleitos, mas uma plataforma estratégica de diplomacia parlamentar e preventiva, de mediação política e de cooperação legislativa para a paz, estabilidade e desenvolvimento.

“A construção de um futuro próspero depende de um modelo de governança que promova a equidade e respeite a diversidade. Angola acredita firmemente no papel do diálogo parlamentar como instrumento de pacificação”, destacou.

Para a presidente da casa das leis, Angola tem vindo a dar o seu exemplo com o histórico processo de reconciliação
nacional, que iniciou após o fim da guerra civil em 2002, processo que, segundo Carolina Cerqueira, tem permitido promover uma sociedade inclusiva, onde por meio das instituições democráticas fazem-se sentir a voz de cada cidadão nacional.

“A Região dos Grandes Lagos é uma vasta diverisdade, onde convivem diferentes
etnias, religiões, culturas e línguas.
Ignorar ou marginalizar qualquer comunidade, seja ela política, social ou étnica, é ignorar a própria essência da nossa convivência pacífica”, disse.

A responsável garantiu, no entanto, que a Assembleia Nacional de Angola continuará a apoiar iniciativas de mediação, cooperação interparlamentar e harmonização legislativa entre os estados-membros da região da CIRGL.

“Reafirmamos, igualmente, a nossa disposição de trabalhar no seio deste fórum parlamentar para a promoção de uma cultura política assente na tolerância, no diálogo construtivo, pluralismo e na alternância democrática”.

A Presidente da Assembleia Nacional referiu que a nossa região possui todas as condições para prosperar, recursos naturais e terras raras abundantes, uma juventude vibrante, culturas ricas e uma localização geoestratégica privilegiada. Mas, para que isso se traduza em desenvolvimento e bem-estar, acrescentou, ” precisamos de vontade, de reconciliação e compromisso com os valores democráticos, para uma paz efectiva e duradoura”, referiu durante a 15ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página