Banco Nacional de Angola assegura intervenção no Banco Sol

O Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel António Tiago Dias, aceitou nesta sexta-feira, 25 de Abril, a injecção de dinheiro dos contribuintes na recapitalização e reestruturação do Banco SOL, através da Facilidade de Assistência Emergencial de Liquidez, com vista a salvaguardar a solidez financeira das instituições financeiras bancárias, dos interesses dos depositantes e da estabilidade do sistema financeiro.


Por: Redação PI

A decisão, de acordo com o site de Notícias O TELEGRAMA, foi anunciada pela equipa de Manuel António Tiago Dias, num comunicado de imprensa, epigrafado com o título “Aplicação de Medidas de Intervenção Correctiva ao Banco Sol, S.A.”, o regulador dá conta de que esta é uma medida tomada com o principal objectivo de proteger “a manutenção da estabilidade do sistema financeiro” e no “interesse dos depositantes”, lê-se no comunicado do supervisor bancário.

No entanto, o Banco Sol começou o ano 2025 com prejuízo de AOA 2,6 mil milhões. A entidade bancária de importância sistémica sob gestão de Osvaldo Lemos Macaia viu agravada a saúde financeira.

O saldo mostra um recuo de 12% no capital dos accionistas deixados à disposição da empresa. Houve, também, emagrecimento no valor do banco, embora tenha registado um aumento de 12% na captação de liquidez e ligeiros 4% em operações em títulos e valores mobiliários.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página