Comissão Eleitoral Independente anuncia resultados da 5ª Convenção – Américo Vaz é o vice-presidente do BD

Os resultados da 5ª Convenção do Bloco Democrático (BD), realizada nos 29, 30 e 31 de agosto, em Luanda, foram oficialmente divulgados na terça-feira, 09 de setembro, pela Comissão Eleitoral Independente (CEI), com Américo de Jesus Valentim Vaz a chegar a vice-presidente dos bloquistas a par da recondução de Filomeno Vieira Lopes à presidência do partido.
Por: Albino Azer
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Independente, João Manuel dos Santos, que actualizou os resultados do certame durante uma conferência de imprensa, na Sede do BD, em Luanda, para o cargo de Secretário-Geral, o candidato Muata Sebastião obteve cerca de 184 votos de um total de 324 votos (79%), já Benjamim Alberto Bunga candidato número 2 no boletim, obteve 134 votos dos 324 votantes (41,36%).
Para o cargo de vice-presidente foram no total 652 votantes (100%) com 632 votos válidos (96,93%), votos nulos 18 (2,76%), dois votos em branco (0,30%). Destes números, o candidato número um, Américo de Jesus Valentim Vaz obteve 331 votos (52, 37%). Já o candidato Nelson Eduardo Guerra Pestana granjeou cerca de 301 votos (47, 62%) dos votos.
Relactivamente a eleição do presidente, a CEI afirmou que foram no total 552 votos válidos com votos declarados SIM, 496, o que corresponde os 18, 29%.
Concluído o complexo processo da 5ª Convenção, eis como ficou a direção do Bloco Democrático; Simão Afonso foi declarado presidente da Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização; Muata Sebastião assume o cargo de Secretário-Geral; Américo Vaz é o Vice-presidente ao passo que Francisco Filomeno Vieira Lopes foi reeleito Presidente do Bloco Democrático.
Entretanto, para evitar que seja instinto do cenário político angolano, o BD terá, como mandam as leis, de se retirar da Frente Patriótica Unida (FPU) e concorrer às eleições de 2027 de forma independente.
A Comissão Eleitoral Independente (CEI) que trabalhou neste processo esteve constituída pelo Advogado João Manuel dos Santos que é o presidente; Engenheiro José Osvaldo Tembo, vice-presidente; o jurista Jaime domingos como primeiro vogal e o politólogo Gilson Salussi nas vestes de secretário da CEI.
Vale lembrar que o Bloco Democrático surgiu em 2010 na sequência da já extinta Frente para a Democracia, ditada pela não realização dos mínimos exigidos por lei 0,5% nas eleições de 2008.