Empresa chinesa organiza exposição fotográfica dos 50 anos de relações diplomáticas China-Moçambique

A exposição fotográfica que assinala o 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Moçambique foi inaugurada no dia 12, no Centro Cultural Moçambique-China, em Maputo, capital do país.


Por: Redação

O evento foi coorganizado pela Embaixada da China em Moçambique, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique e pela Sede Regional da Agência de Notícias Xinhua na África, sendo realizado pelo Grupo Jinan Yuxiao e pela delegação da Xinhua em Maputo.


   Fundado em 1995, o Grupo Jinan Yuxiao tem como principais áreas de atuação a exploração e utilização de recursos minerais, incluindo zircão, titânio, terras raras e grafite. Desde 2006, em resposta à Iniciativa Cinturão e Rota da China, o grupo expandiu os seus investimentos para o exterior, desenvolvendo projetos industriais e mineiros em países e regiões como Austrália, Singapura, Hong Kong e Moçambique.


   A exposição reúne cerca de 150 fotografias que retratam momentos históricos e conquistas alcançadas ao longo dos 50 anos de relações bilaterais, desde o apoio da China à luta pela independência de Moçambique até ao aprofundamento da cooperação política, económica e cultural. As imagens também evidenciam o contributo das empresas chinesas no investimento e na melhoria das condições de vida locais, bem como o processo de desenvolvimento da República Popular da China desde a fundação.
   Na segunda secção “Pioneiros da Cooperação Popular: Empresas Chinesas em Moçambique”, o Grupo Jinan Yuxiao expôs mais de 20 fotografias, ilustrando a sua contribuição para as infraestruturas e serviços comunitários, bem como para o desenvolvimento económico e social de Moçambique.
   Nos últimos anos, o grupo tem intensificado investimentos em educação, habitação, saúde e infraestruturas. Em 2025, financiou a construção de salas de aula na região de Moma, Província de Nampula, melhorando as condições de aprendizagem dos estudantes. Nas províncias de Niassa e Zambézia, construiu várias casas de reassentamento para famílias afetadas pelos projetos, melhorando significativamente as condições habitacionais. Desde 2019, já perfurou cerca de 70 poços, garantindo acesso a água potável em várias aldeias situadas nas áreas de influência dos projetos.
   No setor das infraestruturas, a ponte sobre o rio Lúrio, construída por uma subsidiária do grupo, foi concluída e inaugurada em 2024, criando uma ligação vital entre as províncias de Niassa e Nampula e impulsionando a integração regional. No mesmo ano, a empresa também ajudou na reabilitação de 50 km de estrada em Niassa, melhorando as condições de mobilidade em zonas remotas.
   O grupo também tem dado apoio ao setor da saúde. Em 2021, financiou a reabilitação do Hospital Olinda, no distrito de Inhassunge, Província da Zambézia, proporcionando à população local melhores condições de atendimento médico.
   Zhang Dong, diretor do Departamento de Energia do Escritório-Geral do Grupo Jinan Yuxiao em Maputo, afirmou que a empresa está presente em Moçambique há mais de 20 anos, participando ativamente em projetos sociais que incluem a construção de pontes, casas, escolas e igrejas, bem como a concessão de bolsas de estudo e a criação de empregos. Atualmente, o grupo conta com mais de três mil colaboradores moçambicanos, que são considerados não apenas trabalhadores, mas também parceiros e amigos, sendo a força vital da empresa.
   Zhang destacou ainda que, no futuro, o grupo continuará a assumir responsabilidades sociais, alinhando o desenvolvimento empresarial com o progresso económico e social de Moçambique e reforçando a cooperação bilateral nas áreas de educação, saúde, infraestruturas e bem-estar comunitário, de modo a injetar nova vitalidade na amizade sino-moçambicana. Fim

Recentemente, na capital moçambicana Maputo, convidados visitaram a exposição fotográfica que assinala o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Moçambique. (Xinhua/Han Xu)

Recentemente, na Exposição Fotográfica do 50.º Aniversário do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre a China e Moçambique, realizada em Maputo, capital moçambicana, Zhang Dong, diretor do Departamento de Energia do Escritório-Geral do Grupo Jinan Yuxiao em Maputo, concedeu uma entrevista à imprensa local. (Xinhua/Han Xu)

Recentemente, na capital moçambicana Maputo, convidados visitaram a exposição fotográfica que assinala o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Moçambique. (Xinhua/Han Xu)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *