Icolo-e-Bengo: PRA-JA promete ajudar e facilitar cidadãos na obtenção do Bilhete de Identidade para votarem nas próximas eleições/2027

O líder do PRA-JA Servir Angola garantiu neste sábado, 27 de setembro de 2025, que o seu partido vai ajudar o povo angolano a tratar Bilhete de Identidade (BI) com facilidade para permitir que nas próximas eleições todos exerçam o seu direito de cidadania sem quaisquer transtornos.
Por: Albino Azer
Abel Chivukuvuku fez essa promessa durante a sua interação com a população, no mercado informal do Zango 4, município do Calumbo, província do Icolo-e-Bengo, por ocasião do programa 7/7 que tem como objectivo: ver ouvir e partilhar as principais preocupações das pessoas.
O presidente Chivukuvuku considera inadmissível que 50 anos depois da independência o povo angolano continue a viver em situações precárias. “O nosso desafio é 2027. Todas aquelas pessoas que não têm bilhete de identidade nós vamos ajudar para terem bilhete para votarem nas eleições.
Mano Abel, como é carinhosamente tratado por muitos, lamentou a falta de escolas e o mau estado técnico das estradas no país, com particular realce para a província do Icolo-e-Bengo.
“Temos que mudar para termos escolas, vias em condições, para deixarmos de viver na pobreza. Por isso, mais uma vez, fiquem preparados que enquanto não chegar 2027 o PRA-JA não vai parar”, avisou.
Por sua vez, Carlos Pinho, membro Conselheiro para área de governação do presidente, explicou que para efectivação do plano de ajudar os angolanos a terem bilhete, o partido vai trabalhar junto das administração locais, de modo a criar mecanismos para que todos angolanos tenham o documento que lhes permite votar. “Não pode ser tolerável que um cidadão angolano não tenha bilhete de identidade”, resumiu.
O Secretário Provincial do PRA-JA, no Icolo-e-Bengo, Minguito Zé, descreveu como preocupação a falta de vias de acesso no município do Calumbo e falta de hospitais. O dirigente denuncia, por outro lado, insegurança naquela parcela do território angolano.
Lembramos que a província do Icolo-e-Bengo resultou no quadro da Nova Divisão Político Administrativa do país.