VIVA SEGUROS e AAPA reforçam cooperação no sector agropecuária

A Viva Seguros e a Associação Agro-Pecuária de Angola (AAPA) assinaram nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, um memorando de parceria, instrumento que simboliza um marco importante na estratégia de aproximar a asseguradora às instituições e associações profissionais e consolidar o seu papel como um parceiro de confiança e impulsionador do desenvolvimento económico e social de Angola.


Por: Albino Azer

Na cerimónia de assinatura do memorando, o presidente da Associação Agro-Pecuária de Angola (AAPA), Wanderley Ribeiro, destacou a relevância da agriculta para a diversificação da economia e os desafios na gerência de riscos no sector agrícola.

“A agricultura tem hoje um papel fundamental na diversificação da nossa economia e nós precisamos de todos actores activos para fazer com que a agricultura aconteça”

Wanderley Ribeiro esclareceu que por ser um sector com bastante “risco” as seguradoras por via do “seguro agrícola” têm uma resposta e são elas uma peça fundamental para o funcionamento deste sistema. “Essa cooperação entre AAPA e VIVA é uma forma de gerir riscos a nível da agricultura e acima de tudo criar impacto, na medida em que a intenção de financiamento e a intenção de investimento no sector é retraído muitas das vezes por conta dos diversos riscos”, disse o responsável que explicou, por outro lado, os meandros da parceria.

“Nós não só vamos olhar para aquilo que são os instrumentos de mitigação de riscos, mas olha para a capacitação como sendo uma forma de preparar as pessoas para melhorar gerir o risco”, disse.

Por vez, o Presidente Executivo (CEO) da VIVA Seguros, Damien Veerapatren, sublinhou que para haja diversificação da economia no país, o sector primário (agrícola) deve ser forte e dinâmico para atender a demanda do mercado Nacional.

“Hoje é o resultado de uma conversa que nós tivemos. Hoje em dia estamos num país com desafios grandes e percebemos que sozinhos não vamos conseguir fazer muito”, Damien Veerapatren afirmou que o país tem tudo para dar certo. “Percebemos que temos a prosperidade no país e isso vem com a diversificação da economia. E a diversão vem com a produção”. Em entrevista aos jornalistas, aquela entidade considerou a Associação Agro-Pecuária de Angola (AAPA) um parceiro certo se firmarem no mercado Nacional. “Este é um parceiro certo para nós”, resumiu, tendo dito que a Viva Seguros tem vários projectos que estão a ser desenvolvidas em 7 províncias e em 54 município do país.

Retira-se que ao unir esforços com a AAPA, a VIVA SEGUROS reforça o seu papel como agente impulsionador da inovação, da proteção e do crescimento sustentável, para apoiar a transformação do setor agrícola e contribuir para a segurança alimentar e o desenvolvimento socioeconómico do país. Detalhes do evento:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *