Na história das nações, nas lutas travadas para a determinação dos povos, sempre existiram organizações políticas históricas que se bateram para o efeito e que só preduraram na história por causa de homens abnegados, que não procuram louros mas sim seguem a história e a causa. Os partidos Republicanos e Democratas são antigos, adaptaram-se com o tempo e no tempo. Foi na vigência dos mesmos que apareceram as grandes inovações tecnológicas que o mundo já conheceu sem nunca mudar de identidade própria.


By: DK Tulumba

“A UNITA não se define mas sim sente-se”. O MV Samakuva teve a coragem e elevação de dizer: ” Sou contra a FPU”. Por sua vez o atual presidente da UNITA, ACJ, foi peremptório em afirmar: ” sou a favor da FPU “. É aí onde reside o pomo da discórdia, do turbilhão, da crispação, da situação periclitante que o partido atravessa. Isso é que causou as famigeradas suspensões e expulsões daqueles corajosos que disseram de voz alta:” FPU NOT!” Não há traição nenhuma que muitos tentam apregoar, então quem trai, como muitos o fizeram, não fica em sua casa a gastar os tais milhões, com a família, comendo, bebendo com kilumbas de lado?

As perguntas que não se calam são: o porquê de não elevar a UNITA? Será que é desconhecimento da grandeza da sua grandeza? Assim é mesmo por causa do Dr. Filomeno e o seu BD, que nunca tiveram expressão política plena a nível nacional? É o inexistente, do ponto de vista jurídico, PRAJA-SA? É a sociedade civil, que nunca organizou manifestações que suplantam as organizadas pela UNITA, como aquela que destituiu a Suzana Inglês e outras que estremeceram o regime títere de Eduardo dos Santos? O quê que se passa? Que convénio é esse que produziu ideias geniais, que acalcam um projecto nobre, atual e atuante, oh meu Deus?

A FPU não é e nunca será a expressão do sofrimento do nosso povo. Fomos chamados de malucos quando dissemos que ela iria assombrar do ponto de vista político e financeiro a UNITA. Dito e feito. Hoje, já não temos aquela máquina eleitoral permanentemente, o agigantar do partido em todas as províncias. A FPU nunca foi uma visão para além dos tempos, foi sim uma ideia antiga, do pavor que muitos têm e sentem pela UNITA e pelo seu presidente fundador. Não é mister defensores da FPU terem o pejo de dizer: ” A UNITA veio de longe “. É sabido mas a sua durabilidade histórica poderá ser afetada com a vossa aposta e apoio incondicional à FPU.

Chegou a hora da verdade, lutemos pelo nosso Israel, não há dinheiro capaz de desmoronar essa grande obra com novos acrónimos imposto pelos marimbondos. “A força da causa reúne forças e contra impostores bater com força, para o partido resgatar.” Breve será dia, porque juntos podemos. Venham, engrandeçamos o resgate! Akunlu hati, oku lava ekamba l’eveke, vo tendoali kumosi. Wa lala l’eponji lio kuiva, ku ka talamenle okuca, ota tunda uteke momo l’omenle kuli olo mbueti.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *