Membros do SINPROF deixam-se corromper a troco de arroz com peixe frito, diz presidente cessante
O presidente do Sindicato Nacional de Professores (SINPROF), Guilherme Silva, afirmou sexta-feira, 18 de Outubro de 2025, na abertura do VI Congresso Ordinário, que a organização está sofrer ataques externas daqueles que apadrinham alguns indivíduos no SINPROF para levarem na bandeja a agremiação a troco de arroz com peixe frito.
Por Albino Azer
Na abertura do VI Congresso Ordinário, que vai eleger uma nova direção, o Presidente do SINPROF, Guilherme Silva, que cessa o mandato, 17 anos depois, alegou que há na organização indivíduos que anseiavam chegar ao cadeirão máximo, levando as questões internas às mídias.
“as estratégias devem ser bem trançadas dentro daquilo que o estatuto e o regulamento imanam.
Não pode houver aqueles que devem se arrogar como os melhores no SINPROF. Neste momento estamos a sofrer ataques externas daqueles que apadrinham, no entanto, alguns indivíduos na organização para levarem na bandeja o SINPROF a troco de arroz com peixe frito”, disse.
Guilherme Silva que diz sair com sentimento de dever cumprido, exortou o executivo de João Lourenço a elevar o Orçamento Geral de Estado (OGE) para o sector da Educação, dada a perda do poder de compra no país.
“Nós estamos a combater e a lutar contra a comercialização da educação, portanto, nenhum líder Sindical deve ter propriedade como escola ou colégio, pois, este não terá moral de defender a política pública e elevar o Orçamento para a educação”.
sublinhou.Recorde-se que a concorrência tem apenas uma lista cuja candidata é a professora Herminia Ferreira do Nascimento.
A decorre sob o lema: “Renovação, Unidade e Trabalho” o conclave entra hoje no seu segundo e ultimo dia com abordagem de temas ligados à Educação e fazer o balanço da gestão sindical ao longo dos cinco anos.