Associações de táxis e mota-táxis consideram positiva a audiência concedida pelo CNJ

Foram no total cerca de seis associações de táxis e moto-táxis, auscultados nesta segunda-feira, 23, pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), onde os mesmos, recomendaram ao conselheiro do Presidente da República, João Lourenço, Isaías Kalunga, a intervir no clamor da classe dos azuis e brancos, bem como dos motoqueiros de todo país.


Por: António Cassoma

No final do encontro que durou perto de quatro horas, contou com a ANATA, ATA, ATL, AMOTRANG e outras a associações. Na ocasião, os líderes das associações falaram a imprensa, tendo eles elevado o nível das discussões dos assuntos agendados, bem como, teceram diversas recomendações ao Presidente do CNJ, a intervir na melhoria de reordenamento do transito na capital do país, bem como nas demais províncias, a questão da subvenção dos combustíveis e na materialização das carteiras profissionais.

Francisco Paciente, presidente da ANATA, começou por dizer, que o encontro entre as associações e o CNJ, serviu de reflexão sobre os problemas económico e social dos taxistas. O responsável disse que desde a situação do transito, situação dos combustíveis ligados a não entrega dos cartões e a situação da carteira profissional.

Para o líder da maior organização dos taxistas no país, esses três pontos foram as mais importantes e florados no encontro que juntou a direcção da maior plataforma juvenil do país e as associações dos taxistas e mota-taxistas de Angola.

Francisco Paciente, disse que no primeiro ponto sobre o reordenamento do transito tem haver com as mudanças constantes das paragens de táxis sem um aviso prévio, sem a comunicação aos representantes da classe dos taxistas, e o segundo ponto ligado a subvenção dos combustíveis, o atraso na entrega dos cartões aos taxistas licenciados para o exercício ao serviço de táxi.

Um outro ponto, é a mais badalada pela classe dos taxistas e moto-taxistas no que toca a carteira profissional. sobre este assunto, o Presidente da ANATA, disse que é necessário e urgente a profissionalização da classe para evitar o elevado número de acidentes no país.

Paciente, diz que o governo tem noção que os taxistas o principal meio de transporte hoje no país, mas não conhece quem é o taxista. desde como se forma e que formação este individuo passa para exercer esta actividade, sem observar o estado psicológico e emocional deste cidadão. Francisco sem medo de erra entende que um taxista, mal preparado e mal formatado, pode ser comparado como um terrorista que a qualquer momento pode levar centenas de pessoas e matá-los-

O encontro entre o CNJ e as associações de táxis e moto-táxis, enquadra-se no âmbito de auscultação daquilo que foi o discurso do Presidente João Lourenço, durante o seu discurso do Estado da Nação, onde o titular do Poder executivo, assegurou que vai estudar a possibilidade de rever a subvenção dos preços de combustíveis.

No final da reunião lavrou-se um documento, a ser apresentado na próxima reunião do Conselho Nacional Económico e Social da República de Angola, a ser apresentado Presidente do CNJ Isaías Kalunga, como recomendação das associações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *