Interclube e 1.º de Agosto jogam hoje no Estádio 22 de Junho
O Interclube recebe este sábado, às 15h30, o 1.º de Agosto no Estádio 22 de Junho, em partida referente à terceira jornada do Campeonato Nacional da I Divisão Girabola-2024-2025.
Por: Albino Azer
No reeditar nos dérbis mais antigos de Luanda, polícias e militares procuram os três pontos num duelo de desfecho imprevisível. Ambos os clubes atravessam o período de graça, em razão do início vitorioso no Girabola, antevendo uma partida disputada do princípio ao fim.
A jogar em casa, o Interclube aposta todas as fichas para interromper a série de dois triunfos do 1° de Agosto, que chega moralizado e disposto a manter a onda de bons resultados. Aliás, o conjunto rubro-negro tem o Estádio 22 de Junho como um talismã, pois são raras as vezes que deixou o relvado do recinto do Rocha Pinto com derrota na bagagem. Tal desaire ocorreu a 29 de Dezembro de 2022, em que a equipa anfitriã quebrou um jejum de 17 anos ao vencer por 1-0.
Na época 2023-2024, na deslocação ao Rocha Pinto, os pupilos de Filipe Nzanza arrancaram um empate a uma bola e venceram-2-0 no Estádio França N’dalu, na segunda volta.
No jogo desta tarde, em caso de vitória, o Interclube soma três pontos e iguala o opositor na tabela classificativa, que partilha a liderança com Wiliete SC, com seis pontos à entrada da ronda três do “Nacional” de futebol.
Já o inverso, ou seja, um triunfo da equipa forasteira alarga a vantagem de três para seis pontos. O empate atrasa quer os polícias, quer os militares na luta pelo título.
Em entrevista ao Jornal de Angola, o treinador Filipe Nzanza assumiu a partida como uma final, ao passo que o homólogo destacou a importância da conquista dos pontos em disputa. Porém, a formação orientada por Mateus Agostinho tudo vai fazer de modo a consolidar-se no “pelotão” da frente. Por isso, só pensa na conquista dos três pontos.
Além da invencibilidade, as duas equipas possuem as defesas menos batidas do Girabola, com zero golos.
No que diz respeito aos plantéis, Mateus Agostinho “Bofunha” dispõe de um conjunto em que sobressaem atletas tarimbados como Além, no eixo do meio-campo; Buba Jammeh, que deambula entre os corredores laterais, e no ataque Anderson.
No lado do 1.º de Agosto, Aguinaldo está em dúvida para o jogo. O avançado saiu lesionado no duelo com o Recreativo do Libolo.
De incertezas não é tudo. O regresso do capitão Bobó é outra incógnita nos eleitos de Filipe Nzanza. O defesa juntou-se ao grupo há três semanas, mas esteve ausente nas primeiras duas jornadas. A titularidade do central congolês-democrático vai fazer a diferença, em virtude da experiência no sector recuado rubro-negro.
Lançados os dados à mesa, Interclube e 1.º de Agosto repartem o favoritismo na ordem dos 50 por cento.