Venâncio Mondlane anuncia medidas duras de protestos aos resultados das eleições em Moçambique
Venâncio Mondlane, candidato presidencial nas eleições de outubro último em Moçambique, anunciou esta terça-feira, 26 de Novembro de 2024, novas medidas para as manifestações que arrancam esta quarta-feira, 27, em vários pontos do país.
Por: Albino Azer
O político moçambicano, Venâncio Mondlane, fez este anúncio na sua página oficial do Facebook, numa live assistida por mais de 140 mil internautas.
Segundo o candidato presidencial que tem anunciado várias etapas das manifestações desde o anúncio dos resultados das eleições de 9 de outubro, a partir desta quarta-feira, 27, todas as viaturas que entrarem na cidade deverão ter cartazes com dizeres: “Queremos Justiça, Exigimos a Verdade Eleitoral, Queremos o Fim dos Sequestros”, disse.
Neste mesmo dia, avançou o político “quando forem 08h00, todas as viaturas, onde quer que estejam, devem parar, pois o estacionamento será na estrada. Para aqueles que vão ao serviço, devem descer e caminhar a pé até ao local de trabalho”.
Mondlane alertou ainda que quando forem 15h30 até às 15h45, todos entoarão o Hino Nacional da República de Moçambique repetidas vezes e das 15h45 até às 16h00, todos entoarão o Hino da África. Após este ato, todos regressarão para casa com o protesto das buzinas.
“Neste período das 08h00 até às 16h00, todos os moçambicanos formados, mas desempregados, sairão às ruas com as suas becas de finalistas, incluindo médicos, enfermeiros, professores, engenheiros e outros das diversas áreas de formação”, alertou.
O político exortou os moçambicanos a tocarem as panelas a partir das 21h: 00, em forma de protesto.
Mondlane tinha antes convocado paralisações nos dias 21, 24 e 25 de Outubro, que se seguiram outras de sete dias, desde 31 de Outubro, com protestos nacionais e uma manifestação concentrada em Maputo, a 07 de Novembro, que provocou o caos na capital, com diversas barricadas, pneus em chamas e disparos de tiros e gás lacrimogéneo pela polícia, durante todo o dia.