Carolina Cerqueira felicita homologada namibiano pela eleição

A presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, felicitou, segunda-feira, Saara Kuugongelwa-Amadhila pela sua eleição como presidente do Parlamento da Namíbia.


“Com grande satisfação, congratulo-me, em nome dos Deputados e Deputadas da Assembleia Nacional de Angola, pela eleição da Honorável Saara Kuugongelwa-Amadhila como presidente do Parlamento da Namíbia”, destacou Carolina Cerqueira numa nota oficial”

A líder do Parlamento angolano considerou que esta eleição representa um avanço significativo para a representação feminina nos parlamentos da região da SADC. “A sua eleição constitui uma grande demonstração da representação da paridade do género nos parlamentos da nossa região e um incentivo para continuarmos a criar mecanismos para desenvolver uma advocacia activa, de forma a incentivar a participação das mulheres nos parlamentos em África e no mundo”, sublinhou.

Carolina Cerqueira manifestou, ainda, confiança de que a visão defendida pelo Comité para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher, especialmente no que respeita à representação igualitária das mulheres nos sistemas de tomada de decisão, conforme a Recomendação Geral n.º 40, de 2024, permitirá avanços significativos na promoção da mulher na esfera política.

A presidente da Assembleia Nacional destacou ainda o percurso político e governativo de Saara Kuugongelwa-Amadhila, que já exerceu cargos de alta responsabilidade como Primeira-Ministra e Ministra das Finanças da Namíbia. Para Carolina Cerqueira, esta experiência contribuirá para fortalecer a participação igualitária de homens e mulheres nos processos de tomada de decisão, tanto na Namíbia como em toda a região da SADC.

“Convicta de que a participação política das mulheres é um direito humano essencial para a promoção da justiça e da igualdade de género, o reforço da democracia e o desenvolvimento sustentável, espero, Sra. Presidente, que a sua voz seja mais uma a inspirar outras mulheres e meninas da nossa região a engajarem-se na luta pela igualdade do género e na promoção das mulheres nos órgãos de tomada de decisão”, concluiu Carolina Cerqueira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você não pode copiar o conteúdo desta página