Sindicalistas da ENDE despedidos por desmantelar “teia de corrupção” entre a empresa de electricidade e empresa chinesa H.H.T Internacional (SU) PT

São no total dois funcionários da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE-EP), que foram despedidos de forma injusta, após terem desmantelados uma “rede de corrupção” em que envolve alto dirigente da Empresa Pública de Electricidade e a empresa chinesa H.H.T Internacional (SU) PT.


Por: Redação

O Processo disciplinar nº21/2023, assinado pelo seu PCA da ENDE, Hélder de Jesus Garcia Adão, a que o Primeiro impacto teve acesso, informa que os trabalhadores Job Gonçalves Peso e Euclides Simões da Costa, foi lhes aplicada uma medida disciplinar mais gravosa que culminou com o despedicmento dos mesmos.

Segundo uma fonte junto da ENDE, o despedimento dos ex-funcionarios e sindicalista da empresa de electricidade pública, foi instaurada de forma arbitrária da Empresa Angola ENDE EP, na qualidade de trabalhador efetivo Euclides Simões da Costa, Técnico de II• de eletricidade.

O mesmo processo disciplinar, foi movido depois de uma acção própria de fiscalização no domicílio de um cliente que consumia energia de forma irregular. Ao invés de sancionar o infrator, a direção da ENDE na pessoa do seu PCA é responsável do Gabinete Jurídico na qualidade de instrutora do processo, entre outras medidas, decidiram pelo “ Despedimento disciplinar “ ou seja, a medida mais gravosa, isto com base a LGT.


a mesma fonte revela que Euclides ioi acusado no “crime de esforção e corrupção “como forma de macular e denegrir a sua reputação.

conta ainda que existem provas bastante que a empresa H.H.T Internacional (SU) PT , a sua factura demonstrava a capacidade instalada de 160, mas ao certo o mesmo consumia 400 KVA defraudando a empresa durante muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *