Palancas Negras defrontam Egipto, África do Sul e Zimbabwe no CAN-2025
Os palancas Negras (denominação da selecção angolana) ficou a saber, nesta segunda-feira, 27, em Rabat, durante o sorteio referente ao Campeonato Africano das Nações (CAN) 2025, que vai defrontar o Egipto, a África do Sul e o Zimbabwe, em Marrocos.
Por: Albino Azer
As Palancas Negras foram sorteadas no grupo B e terão pela frente a selecção mais bem sucedida da prova, o Egipto, a África do Sul, terceira colocada na última edição do CAN, na Côte d’Ivoire, e o Zimbabwe, a formação menos cotada nestas andanças.
Depois de terem protagonizado uma campanha em que ficaram em primeiro lugar na tabela, numa chave com Argélia, Mauritânia e Marrocos, e em que perderam, nos quartos-de-final, diante da Nigéria, por 0-1, os pupilos de Pedro Gonçalves buscam agora melhorar a prestação.
O comentarista Gercione Paulo disse ao “Primeiro Impacto” que é um grupo de fogo, mas que não é por acaso, que a nossa selecção figura entre as melhores selecções do continente como é o caso de Egipto e África do Sul.
“Se estamos entre esses gigantes é porque somos vistos como grandes, muito por conta da última actuação do conjunto Angolano no CAN da Côte d’Ivoire”, disse.
Importa realçar que na última participação, o Egipto, então comandado por Rui Vitória, não teve um desempenho à altura da dimensão que possui, com sete troféus no palmarés. O último dos quais conquistado em Angola, em 2010.
Já os Bafana Bafana, com um conjunto com rotinas bem trabalhadas, muito por conta dos jogadores do Mamelodi Sundowns que se conhecem bem, proporcionaram um trajecto que lhes permitiu ficar no pódio da competição.
Quanto ao Zimbabwe, não conseguiu, até ao momento, replicar o sucesso alcançado na COSAFA, com seis troféus, tendo apenas cinco presenças com eliminações precoces no CAN.